CARICATURAS AO VIVO EM FESTAS OU EVENTOS PARTICULARES, PROMOCIONAIS OU CORPORATIVOS

CARICATURAS AO VIVO EM FESTAS OU EVENTOS PARTICULARES, PROMOCIONAIS OU CORPORATIVOS
Procedimento: Após a contratação do serviço, o cliente deve efetuar o depósito referente a 50% (agendamento) do valor acordado pelas partes, na seguinte conta: JOAO CARLOS MATIAS DO NASCIMENTO Banco: CAIXA Agência: 3825 Local: ARMAÇÃO DOS BÚZIOS/RJ Conta: 013 00006663-5 " E ENVIAR O COMPROVANTE PARA O E-MAIL: cartunistacarioca@hotmail.com O valor restante (50%) deverá ser pago em "CASH" na apresentação/entrega do serviço. Caso seja evento de CARICATURAS AO VIVO, os 50% referente à entrega do serviço deverá ser pago "NA CHEGADA CHEGADA AO EVENTO", uma vez que, por conta de experiências anteriores, alguns clientes pagavam em cheque ou pelo fato de eu ter que esperar o final do evento para receber e os contratantes excediam o tempo limite de 04hs. PARA EVENTOS EM OUTROS MUNICÍPIOS/ESTADOS: Caberá ao contratante o pagamento referente ao deslocamento, alimentação e estadia (valores inclusos nos 50% do agendamento).

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

PAPO DIRETO

...

Salve Ink Brothers!
Todas as semanas recebo e-mail de gente querendo se aventurar por esse universo louco denominado Desenho de Humor. Junto aos e-mails, recebo alguns trabalhos que pedem para que eu faça considerações sobre os mesmos e dê algumas dicas.
Há algumas postagens, publiquei aqui que, meu início como ilustrador profissional aconteceu em 1993, mas que, "desde 1982" eu pesquisava sobre charges, cartuns, caricaturas, salões e desenho de humor.
Analisava estilos de distorção, técnicas, resoluções de imagem, história da arte, história do desenho de humor... Por inúmeras vezes, estive na A.B.I. e na Biblioteca Nacional com o intuito de pesquisar os microfilmes e clipping de jornais, como o PASQUIM e tantos outros, que pudessem me acrescentar informações sobre o assunto que eu iria me profissionalizar posteriormente.
Além das visitas às bibliotecas, procurava ir às exposições e salões em busca de referências visuais.
Quando decidi começar, procurei o Mestre Zé Graúna e fiz vários cursos para aprimoramento técnico. No ano seguinte, já estava trabalhando no Jornal O Dia - o jornal de maior circulação nàquele ano - e conquistando premiações.
Hoje, mesmo com a infinidade de possibilidades de informações, percebo que, muitos dos que fazem contato comigo - avaliando seus discursos de abordagem - estão interessados apenas em publicar em um grande jornal ou uma grande editora e ganhar salões. O que acho lamentável...
...

Para qualquer desenvolvimento que nos comprometemos, independente de qual seja, primeiro nos capacitamos, buscamos embasamento teórico através de estudos e referenciais, embasamento técnico através de laboratórios e experiências com diversos materiais e propostas e por fim, quando nos sentimos capacitados, nos colocamos à disposição de concursos e possibilidades profissionais.
Quando estas etapas não são observadas, observamos situações como:
_ Profissionais ilustradores limitados tecnicamente
_ Profissionais empregados em jornais ou editoras que não sabem sequer utilizar expressão facial e corporal em suas personagens. Geralmente utilizam o mesmo calunga (bonequinho), como se estivesse petrificado.
_ Concorrem em salões com trabalhos em categorias erradas, por desconhecerem a linguagem.
_ "Deformam" as futuras gerações através de trabalhos medíocres
_ Concorrem em salões com trabalhos elaborados por padrinhos
Dentre outras coisas... que muitos fingem não existir, mas existem.
...

Sugiro àqueles que queiram entrar nesse universo do desenho de humor, que começem com cautela. Pesquisem, aprimorem técnicas, estudem sobre o assunto e à medida que conseguirem resultados satisfatórios, as oportunidades vão acontecendo.
...

Dia desses, um camarada me mandou uns trabalhos (com muitas deficiências) em cores e eu pedi para ver alguns trabalhos em grafite. Quando ele me mandou os trabalhos em grafite... Muito ruim. Eu então disse para ele:_ Você não tem domínio com o grafite e já quer trabalhar cor? E nunca mais ele entrou em contato.
Quem gosta de desenhar sabe que é muito prazeroso estudar as técnicas, curtir materiais, a gramatura dos papéis, a dureza de cada bastão de grafite e os resultados que conseguimos.
Depois, as técnicas de nanquim, que são inúmeras, tanto para traço quanto para a introdução à aquarela.
O domínio da técnica de nanquim, abrirá um leque para o desenvolvimento posterior com o ecoline e outras técnicas aquareláveis em monocromia. Mas tudo aos seu tempo!

A queima de etapas, promove o surgimento de profissionais medíocres.
Assim, sugiro àqueles que realmente querem começar, que promovam sua capacitação, antes de buscarem notoriedade ou dinheiro.

Abraços

5 comentários:

Enderson Santos disse...

Brilhante postagem Mattias. Sabe o que é engraçado? neste exato momento (13-08-2010 15:19h) Eu estava lendo o livro "Desenhando com o lado direito do cérebro da autora Betty Edwards quando dei uma parada para ver o meu leitor de feeds e me deparei com isso aqui.

Concordo e muito com o que vc acabou de escrever e acredito que para ser um um artista (ou qualquer coisa)devemos nos aprofundar cada vez mais no tema. Eu, por exemplo, ainda tenho muito que evoluir, então estou tentando aprender o máximo que posso. Como? praticando, observando, lendo, trocando ideias, enfim, tudo com que eu possa alimentar a minha arte.

Mais uma vez belo post.

Obs: desculpa pelo comentário grande, mas tinha que dizer.

Grande abraço

Mattias disse...

Salve Enderson!

Pois é... Sempre que realmente gostamos de algo, buscaremos o máximo de informações sobre àquilo. E sempre haverão inúmeras informações sobre o assunto para que possamos ter "afinidades" com ele.

Conheço teus trabalhos e acompanho-o assim como faço com os trabalhos do Mônico, Carriero, Fabricio Pontes, Henrique e tantos outros que, me encantam ver a evolução e a forma bacana de vocês se respaldarems, buscarem mais... E o que acontece? Vocês conseguem dar saltos à frente de muitos companheiros que começaram junto comigo e preferiram a estabilidade em uma editora ou por conseguirem se prostituir com trabalhos medíocres.
Sou fã de vocês e torço muito que essa evolução não pare e que vocês tenham sempre esta necessidade de saber mais e se capacitarem de maneira íntegra. Evoluindo tecnicamente e intelectualmente.

Não te preocupes em relação às tuas postagens... aqui não existe limites de laudas. Estou à disposição, sempre.

Abraço grande, parabéns e obrigado pelo carinho e pelo privilégio que você me dá, visitando o blog e contribuindo com o meu crescimento e de muitos outros, através das tuas opiniões.

Valeu!

MauriciodeAssis disse...

Verdade, cara! Esta história não é nova, ou o mercado não teria a carência de profissionais competentes ao mesmo tempo que não procura reciclar seu meio, como acontece nos dias de hoje.

MauriciodeAssis disse...

Verdade, cara! Esta história não é nova, ou o mercado não teria a carência de profissionais competentes ao mesmo tempo que não procura reciclar seu meio, como acontece nos dias de hoje.

MauriciodeAssis disse...

Verdade, ou o mercado não teria a carência de profissionais qualificados, onde os mesmos só conseguem manter suas posições devido ao famoso apadrinhamento do meio artístico que todos estão carecas de saber.