CARICATURAS AO VIVO EM FESTAS OU EVENTOS PARTICULARES, PROMOCIONAIS OU CORPORATIVOS

CARICATURAS AO VIVO EM FESTAS OU EVENTOS PARTICULARES, PROMOCIONAIS OU CORPORATIVOS
Procedimento: Após a contratação do serviço, o cliente deve efetuar o depósito referente a 50% (agendamento) do valor acordado pelas partes, na seguinte conta: JOAO CARLOS MATIAS DO NASCIMENTO Banco: CAIXA Agência: 3825 Local: ARMAÇÃO DOS BÚZIOS/RJ Conta: 013 00006663-5 " E ENVIAR O COMPROVANTE PARA O E-MAIL: cartunistacarioca@hotmail.com O valor restante (50%) deverá ser pago em "CASH" na apresentação/entrega do serviço. Caso seja evento de CARICATURAS AO VIVO, os 50% referente à entrega do serviço deverá ser pago "NA CHEGADA CHEGADA AO EVENTO", uma vez que, por conta de experiências anteriores, alguns clientes pagavam em cheque ou pelo fato de eu ter que esperar o final do evento para receber e os contratantes excediam o tempo limite de 04hs. PARA EVENTOS EM OUTROS MUNICÍPIOS/ESTADOS: Caberá ao contratante o pagamento referente ao deslocamento, alimentação e estadia (valores inclusos nos 50% do agendamento).

domingo, 22 de agosto de 2010

CARICATURA OU NÃO?

...

Acabei de receber um comentário do Mário Alberto, referente à postagem "É caricatura ou não é?" que me promoveu o desejo de compartilhar através desta postagem, para que outros companheiros pudessem promover reflexões.
Dois aspectos me fizeram toma tal decisão:
O primeiro, por se tratar da opinião de um profissional que domina o assunto ao qual emite sua opinião.
O segundo, pelo fato de o Mário Alberto ser um dos poucos (ao lado do Ique, William, Ray, Nei Lima e mais alguns) que conseguem manter, nos seus desenvolvimentos digitais, as mesmas características aplicadas nos trabalhos convencionais. Mantendo assim a identidade do artista, independente da técnica usada pelo mesmo.
...

Antes que atirem a primeira pedra, deixem que eu solte o paralepípedo sobra a minha própria cabeça, sem pudor.
Eu não tenho identidade nenhuma. Nem nos trabalhos convencionais, muito menos nos digitais. Isso não me incomoda... todas as premiações que obtive até a presente data me foram atribuidas com trabalhos completamente distintos uns dos outros, onde só é possível saber que sou o autor devido a minha assinatura.
Mas admiro muito os companheiros que conseguem esta proeza.

Só para constar:
Em meados da década de 1990, eu achava genial a forma como o cartunista Aroeira elaborava a caricatura do então presidente da república, Fernando Henrique Cardoso. Ele tinha uma peculiaridade, que era seu desenvolvimento elaborado com uma aguada de nanquim, simples, mas genial.
Quando migrou para a ilustração digital, o F.H.C. do Aroeira perdeu o encanto e àquela maneira engraçada que ele conseguia fazer da maneira tradicional.
...

Vamos à opinião do Mário Alberto:

Que é caricatura é. Pra mim não tem dúvida. A questão autoral se resolve pelo simples fato de que se eu ou qualquer outro colega de caricatura pegássemos essa mesma foto e seguíssemos a mesma proposta de distorcer, os resultados sairiam totalmente diferentes. O que eu acho que se perde nesse tipo de trabalho é, evidentemente, a interpretação cromática da referência. O tratamento aos volumes também vai pro espaço. Isso é meio o que me incomoda na maioria das caricaturas digitais que podem ser vistas nos blogs por aí. O cara vai lá, "pega" a palheta de cores toda da foto e pinta, deforma... Diga-se de passagem, aí não vai uma crítica mas sim uma constatação aliada a uma inquietação. Diga-se também, eu próprio gosto muito de uma caricatura digital com "cara de foto" e tenho alguns trabalhos desenvolvidos dessa forma (em breve no meu blog - momento jabá). Resumindo, cravo que é caricatura sem pestanejar, mas sinto falta do "calor" da pintura "ao vivo".
Abraço

...

Ninguém é obrigado a concordar com a opinião dele... mas avaliar como a análisse de um profissional qualificado é o mínimo que podemos fazer.

Valeu Sêo Mario!

Abraços a todos

Nenhum comentário: