CARICATURAS AO VIVO EM FESTAS OU EVENTOS PARTICULARES, PROMOCIONAIS OU CORPORATIVOS

CARICATURAS AO VIVO EM FESTAS OU EVENTOS PARTICULARES, PROMOCIONAIS OU CORPORATIVOS
Procedimento: Após a contratação do serviço, o cliente deve efetuar o depósito referente a 50% (agendamento) do valor acordado pelas partes, na seguinte conta: JOAO CARLOS MATIAS DO NASCIMENTO Banco: CAIXA Agência: 3825 Local: ARMAÇÃO DOS BÚZIOS/RJ Conta: 013 00006663-5 " E ENVIAR O COMPROVANTE PARA O E-MAIL: cartunistacarioca@hotmail.com O valor restante (50%) deverá ser pago em "CASH" na apresentação/entrega do serviço. Caso seja evento de CARICATURAS AO VIVO, os 50% referente à entrega do serviço deverá ser pago "NA CHEGADA CHEGADA AO EVENTO", uma vez que, por conta de experiências anteriores, alguns clientes pagavam em cheque ou pelo fato de eu ter que esperar o final do evento para receber e os contratantes excediam o tempo limite de 04hs. PARA EVENTOS EM OUTROS MUNICÍPIOS/ESTADOS: Caberá ao contratante o pagamento referente ao deslocamento, alimentação e estadia (valores inclusos nos 50% do agendamento).

sexta-feira, 2 de abril de 2010

DEU NO BLOG DOS QUADRINHOS

01.04.10

Cartunistas consideram esvaziamento do Salão de Piracicaba

Um e-mail assinado por três entidades ligadas às artes gráficas considera a possibilidade de haver um esvaziamento do Salão Internacional de Humor de Piracicaba deste ano.

É a primeira vez que o assunto é tratado de forma oficial. Nos bastidores, desenhistas e outros profissionais ligados à área conversam sobre um boicote ao evento de humor.

"O inexplicável silêncio por parte da Prefeitura de Piracicaba pode e vai causar o esvaziamento e a inevitável falta de credibilidade do salão", diz o texto da mensagem virtual.

A crítica ao silêncio da administração municipal é porque o grupo e mais de cem pessoas ligadas à história do salão haviam encaminhado uma carta ao prefeito Barjas Negri no fim de janeiro. Segundo os cartunistas, não houve resposta até o momento.

***

A principal reivindicação da classe é o retorno de Maria Ivete Araújo à coordenação do salão. Zetti, como é mais conhecida, foi afastada da função no dia 23 de dezembro.

Zetti chefiou a organização do evento por 20 anos e outros dez como colaboradora. Ela foi afastada pela secretária municipal da Ação Cultural, Rosângela Maria Rizzolo Camolese.

O argumento é que haveria necessidade de uma renovação. No lugar, assumiu o artista plástico Eduardo Grosso. Zetti, por ser concursada, não pode ser demitida.

Grosso disse ao blog no dia 4 janeiro que temia pelo andamento do próximo salão por causa do prestígio da ex-coordenadora junto aos cartunistas.

***

O novo texto é assinado pela ACB (Associação dos Cartunistas do Brasil), SIB (Sociedade dos Ilustradores do Brasil) e Imag (Instituto Memorial de Artes Gráficas do Brasil).

O e-mail faz uma prestação de contas a todos os profissionais ligados à área de quadrinhos e humor gráfico que assinaram a primeira carta enviada à prefeitura piracicabana.

No texto, o afastamento e a falta de resposta são classificados como "descaso por parte do poder público". O e-mail pede também que o protesto da classe continue.

A mensagem virtual pode ser lida a seguir, na íntegra.

***

Caros desenhistas e signatários da carta enviada ao prefeito e vereadores de Piracicaba,

A exoneração, de uma forma inadequada e desrespeitosa da diretora Maria Ivete Araújo do Salão de Piracicaba, depois de 30 anos de atuação, fez com que três entidades de classe e mais de 228 cartunistas enviassem uma carta ao Sr. Prefeito Barjas Negri em janeiro deste ano. Estamos no final de março e não tivemos um retorno sequer da prefeitura.

Entramos em contato com a Comissão de Consultoria do Salão, criada há três anos, para encontrar uma forma de diálogo. Fomos ouvidos pelo presidente da Comissão, Ricardo Viveiros, e a resposta obtida foi que a secretária de cultura da cidade foi a responsável pela exoneração.

Em entrevista à imprensa (jornal), a secretária disse que foi a Comissão quem exonerou a Zetti. Ouvimos também que o prefeito nos havia enviado uma resposta mas que o e-mail havia se perdido (sic). Mesmo depois de reenviarmos a carta não recebemos uma única resposta sequer demonstrando o descaso para com os cartunistas que sempre se empenharam em fazer um Salão maior e melhor .

A representatividade de nossa carta é incontestável e a estamos enviando novamente aqui em anexo a todos os signatários, além dos nomes e da participação de cada um na história do Salão.

O Salão já sobreviveu a diversas gestões e isso vai continuar acontecendo. Felizmente. São 37 anos de história e nunca houve um abaixo-assinado como o que enviamos.

Não há dúvidas de que os cartunistas são parceiros dos Salões já que dão o conteúdo aos mesmos. O cartunista é a razão da existência de qualquer salão do mundo e deve ser respeitado por isso. Discursos, promessas e palavras bonitas no palco das festas de abertura do evento tornam-se fumaça frente aos fatos e cientes desse descaso por parte do Poder Público, é importante que continuemos nosso protesto.

O inexplicável silêncio por parte da Prefeitura de Piracicaba pode e vai causar o esvaziamento e a inevitável falta de credibilidade do salão. Credibilidade essa construída ao longo de anos de dedicação de pessoas preocupadas, não com votos, mas com a cultura da cidade e do país.

Atenciosamente,

Associação dos Cartunistas do Brasil (ACB), por José Alberto Lovetro
Instituto Memorial de Artes Gráficas do Brasil (Imag), por Gualberto Costa
Sociedade dos Ilustradores do Brasil (SIB), por Orlando Pedroso

***

Minha opinião:

"Sou cartunista"

Eu tenho recebido e-mails, mensagens e convites para aderir ao movimento de boicote ao Salão Internacional de Piracicaba.

NÃO PARTICIPEI, NÃO PARTICIPO E NÃO PARTICIPAREI desse movimento. Respeito a Zetti e sei da importância que ela tem para o Salão Internacional de Piracicaba. Mas como cartunista, entendo que, a minha participação está acima das questões políticas em relação à Zetti, ao Edu Grosso ou a qualquer pessoa.

Com ou sem a Zetti, a maldita politicagem estará lá embrenhada nas açõs que muitos de nós não vemos, mas que determinam muitas vezes uma premiação ou a destituição da mesma, quando há interesses. Sobretudo nos salões que são mantidos pelo dinheiro público.
A maioria dos salões tem seus membros com suas cadeiras cativas e vitalícias dentro de comissões organizadoras e julgadoras há muito tempo. "SOU FAVORÁVEL ÀS MUDANÇAS NÃO APENAS NO SALÃO INTERNACIONAL DE PIRACICABA, MAS EM TODOS OS SALÕES".
Se a Zetti for contratada, existe a C.L.T. ou órgãos ligados ao Ministério do Trabalho que possam tomar as providências legais para fazê-la retomar o cargo, se assim houver pertinência. Sugiro aos companheiros que encabeçam o movimento, que contratem uma assistência jurídica e busquem uma solução legítima para a questão dela. Mas que os mesmos não tentem boicotar um evento que foi criado às duras penas e hoje é um referencial do humor gráfico no mundo.

Desestimular a participação no salão é no mínimo, retroceder. Logo a nossa classe que buscou tanto tempo pela realização do Salão Internacional de Piracicaba, agora pedem que boicotemos?

Aqui no Rio de Janeiro começaram a articular uma pseudo-transformação, onde mudam-se de casa, mas quando vamos ver, quem vai estar lá gerenciando? Os donos da casa velha.

Sugiro aos novos cartunistas que façam seus melhores trabalhos e participem SIM do Salão Internacional de Piracicaba.
Se os artistas considerados consagrados não quiserem participar, a decisão é deles.

EU PARTICIPAREI SIM! E como sempre, prepararei os trabalhos com o mesmo carinho de sempre.

Noutros tempos, os cartunistas queriam protestar através de seus traços. Hoje, querem propor que os companheiros deixem de desenhar, como forma de protesto. Vai entender...

Desenhem o motivo de sua indignação e mandem como forma de protesto.
Ou então decidam-se, se são cabos eleitorais ou cartunistas.

Abraços

Nenhum comentário: