CARICATURAS AO VIVO EM FESTAS OU EVENTOS PARTICULARES, PROMOCIONAIS OU CORPORATIVOS

CARICATURAS AO VIVO EM FESTAS OU EVENTOS PARTICULARES, PROMOCIONAIS OU CORPORATIVOS
Procedimento: Após a contratação do serviço, o cliente deve efetuar o depósito referente a 50% (agendamento) do valor acordado pelas partes, na seguinte conta: JOAO CARLOS MATIAS DO NASCIMENTO Banco: CAIXA Agência: 3825 Local: ARMAÇÃO DOS BÚZIOS/RJ Conta: 013 00006663-5 " E ENVIAR O COMPROVANTE PARA O E-MAIL: cartunistacarioca@hotmail.com O valor restante (50%) deverá ser pago em "CASH" na apresentação/entrega do serviço. Caso seja evento de CARICATURAS AO VIVO, os 50% referente à entrega do serviço deverá ser pago "NA CHEGADA CHEGADA AO EVENTO", uma vez que, por conta de experiências anteriores, alguns clientes pagavam em cheque ou pelo fato de eu ter que esperar o final do evento para receber e os contratantes excediam o tempo limite de 04hs. PARA EVENTOS EM OUTROS MUNICÍPIOS/ESTADOS: Caberá ao contratante o pagamento referente ao deslocamento, alimentação e estadia (valores inclusos nos 50% do agendamento).

sábado, 6 de fevereiro de 2010

KURT WESTERGAARD


Numa das minhas pesquisas encontrei no Jornal O Globo do dia 24 de janeiro, uma entrevista com o cartunista dinamarquês Kurt Westergaard, pela repórter Graça Magalhães – Ruether, correspondente do jornal carioca em Berlim e acredito que valha muito compartilhá-la com os companheiros de profissão.
A referida reportagem foi publicada na página 36, O MUNDO, na 2ª edição de domingo e aqui está, exatamente como na referência.


“Não há uma boa caricatura sem provocação”
Apesar da tentativa de assassinato e de ter se mudado 11 vezes, dinamarquês não se arrepende por charges polêmicas

Entrevista: Kurt Westergaard

Depois de se mudar 11 vezes, fugindo das ameaças de islâmicos extremistas, que juraram vingança pela caricatura de Maomé publicada em 2005 pelo jornal “Jyllands Posten”, o dinamarquês Kurt Westergaard, de 74 anos, resolveu voltar para a sua casa, a 300km de Copenhague. Mesmo a tentativa de assassinato, no último dia 1º, quando um somali tentou arrombar a sua porta com a ajuda de um machado, não mudou os planos do desenhista. Como o escritor indiano-britânico Salman Rudshie, autor de “Versos Satânicos” e por isso vítima de uma fatwa (parecer jurídico-religioso dado por uma autoridade islâmica), também Westergaard se vê condenado à ira do mundo islâmico. Estremistas ofereceram uma recompensa de US$ 1 milhão pela sua cabeça.

Mas, como disse ao GLOBO, ele não está disposto a ceder, faria de novo a charge que mostra o profeta Maomé com uma bomba no turbante, embora admita: “Claro que tenho medo!”.

O endereço de Westergaard é segredo de Estado. Mas o chefe de redação do “Jyllands Posten”, Jörn Mikkelsen, intermediou para o GLOBO a primeira entrevista de Westergaard a um jornal estrangeiro.

Graça Magalhães – Ruether ( Correspondente / Berlim )

O GLOBO: O que mudou na sua vida desde a publicação da charge de Maomé?
KURT WESTERGAARD: Muita coisa mudou, sobretudo nos anos que passei escondido de possíveis terroristas. Eu mudei de residência 11 vezes, o que foi difícil sobretudo para a minha esposa, que já se aposentou do trabalho de diretora de um jardim de infância. O meu estresse maior é a preocupação com a minha família, com os meus filhos e netos. Mas eu resolvi voltar para casa. Pela minha idade, a minha expectativa de vida não é enorme. E eu queria passar a minha velhice na minha casa, na minha cidade natal. Claro que tenho um pouco de medo. Mas não posso mudar as coisas.

O GLOBO: Como foi a tentativa de homicídio no início o mês?
KURT WESTERGAARD: Eu estava em casa com a minha neta de 5 anos. De repente, vi que um homem tentava arrombar a porta com machadadas. Entrei em pânico e pensei que ia tentar me defender, mas aí vi que o caso poderia terminar com muito sangue. O atacante tinha uma faca e um machado. Eu não tinha nada para me defender. Pensei também na segurança da minha neta. Em seguida, tive a idéia de correr para um quarto que serve de central de segurança, onde pude disparar um alarme e chamar a atenção dos policiais. Mais tarde, a minha neta contava para os outros que um ladrão tinha tentado arrombar a nossa casa para roubar as coisas.

O GLOBO: Como o senhor se sente ao ver que é tão odiado?
KURT WESTERGAARD: Para falar a verdade, eu não compreendo as reações. É claro que quis apontar, com a charge, para o conflito que existe hoje entre a Europa Ocidental e o mundo islâmico. Mas como foi possível essa reação de ódio não só contra mim, mas contra todo o povo dinamarquês, as embaixadas, é um absurdo. Nós somos um povo de apenas pouco mais de 5 milhões de habitantes, um povo simpático. No passado lutamos contra o nazismo. Fomos contra o comunismo e hoje somos também contra outras formas de extremismo. E somos um povo que recebeu muito bem os imigrantes. Nós temos muitos imigrantes, do Vietnã, do antigo bloco comunista europeu, da América do Sul. Todos eles se integraram muito bem. Os muçulmanos também. Só alguns extremistas causam problemas.

O GLOBO: O problema é só na Dinamarca ou em toda a Europa Ocidental?
KURT WESTERGAARD: O conflito com os extremistas existe em toda a Europa. Há um choque cultural com os muçulmanos na Europa. Esse conflito só pode ser resolvido através do diálogo e com uma discussão transparente. Ignorar o problema não é uma solução. Mas o conflito chama mais atenção na Dinamarca porque se trata de um país pequeno, onde seria muito importante para os próprios muçulmanos a integração. Antes, havia uma idéia falsa de que o politicamente correto era aceitar a sociedade paralela. Mas hoje vemos que isso leva ao extremismo. Só com a integração os jovens muçulmanos ficarão imunes às tentativas de arregimentação dos extremistas, da al-Qaeda.

O GLOBO: O senhor se arrependeu de ter feito a charge?
KURT WESTERGAARD: Em nenhum momento eu me arrependi, embora a vida tenha sido mais difícil nos últimos anos. Mas aonde chegaremos se não tivermos mais nem o direito de mostrar os terroristas de uma forma crítica, e isso em um país democrático como a Dinamarca? Eu não fiz nada demais além do meu trabalho. Em nenhum momento tentei ofender a religião muçulmana, como muitos afirmaram. Eu quis apenas mostrar os terroristas islâmicos de uma forma crítica e satírica. É impossível se fazer uma boa caricatura sem provocação. Se ela não provoca e não torna visual um problema que existe, então não se trata de uma boa caricatura. A religião deles não prega a violência, mas os terroristas a usam como pretexto para fazerem o que fazem. O que eu lamentei foram as vítimas que morreram nas manifestações, organizadas na verdade por regimes autoritários.

O GLOBO: O que fez dos originais da famosa caricatura?
KURT WESTERGAARD: Eu recebi muitas ofertas de compra, mas preferi aguardar para ver o que fazer. Claro que não as tenho em casa. Estão em segurança em um cofre bancário.

O GLOBO: Continua trabalhando para o “Jyllands Posten”?
KURT WESTERGAARD: Pela minha idade, já deveria ter parado com a aposentadoria. Mas não consigo parar de trabalhar. No momento estou de férias.

O GLOBO: Continua trabalhando para o “Jyllands Posten”?
KURT WESTERGAARD: Pela minha idade, já deveria ter parado com a aposentadoria. Mas não consigo parar de trabalhar. No momento estou de férias.

O GLOBO: O senhor vê semelhança entre a sua situação e a de Salman Rudshie, o escritor indiano-britânico também ameaçado por ter supostamente ofendido a religião muçulmana? KURT WESTERGAARD: Eu não gostaria de me comparar com Rudshie, um intelectual que realmente refletiu sobre a religião muçulmana de forma mais profunda. Eu sou um simples desenhista. Não fiz nada além de um desenho que mostra a minha visão do terrorismo islâmico. Mas em comum com ele tenho o fato de ser perseguido. De uma certa forma, é como uma prisão perpétua. Nunca mais poder sair sozinho, ter uma vida livre como tinha antes.
...
Mattias: Seria muito interessante ver os grandes portais voltados para o desenho de humor abordando o assunto.
Há algum tempo, um amigo cartunista pediu para que eu fizesse alguns trabalhos para um evento, mas os trabalhos não poderiam ter nada que remetesse à figura da mulher, ao sexo e muito menos religiosa. Oras, sou um cartunista brasileiro e a constituição do meu país me assegura o direito de me expressar sem qualquer restrição.
Este assunto me fez relembrar que um dia após a cerimonia de abertura do Salão Internacional de Piracicaba, o jornal da cidade trazia uma matéria onde o cartunista Gual falava sobre a o humor proposto pelos cartunistas brasileiros e eu fiz uma postagem que falava sobre o assunto, tentando justificar um processo que acontece há algum tempo e que alguns dos nossos companheiros de profissão promovem conscientemente ou inconscientemente.
Hoje, apesar dos inúmeros sites e portais voltados para o desenho de humor, há uma corrente para que as opiniões se voltem apenas para um portal que é imitado por vários outros. Só que as as pessoas se esqueçem que o país onde o referido portal é promovido tem sua própria cultura e a liberdade que o Brasil tem, por lá não existe nem a sombra.
Com a globalização, os contatos acontecem e com os contatos aconteçem as alianças. À partir das alianças, os interesses são propostos e aí o network está formado. O problema é quando esse network inibe de alguma forma o desenvolvimento de uma classe.
O pior é que foi criado um movimento onde os diretores dos portais são jurados em grande parte dos concursos, como se não existissem mais cartunistas competentes pelo mundo para tal.
Cada diretor de portal tem suas crença, ideologia e cultura. E sempre irão fazer seus julgamentos com base nas suas crenças.
O problema é que agora, para onde você olha, lá estão eles.
Se um cartunista de qualquer país que tenha outra religião enviar seu trabalho para o Brasil, aqui ele será julgado e premiado tão somente pelo seu trabalho. Já o cartunista brasileiro, mesmo antes de enviar seus trabalhos, já deve fazer uma auto-censura ou então nem na lista de selecionados irá constar.
Devido a esse tipo de situação, nossa linguagem gráfica, que sempre teve àquele humor sacana como uma de suas características, começa ficar mais "non sense", para poder agradar aos jurados.
Mas cá para nós, dentro do Brasil, um companheiro de profissão brasileiro dizer que não "seria bom" fazer cartum sobre mulher, religião ou sexo...
Somos livres! E transformarmo-nos em reféns de censores ou perdermos nossa identidade seria nó mínimo assinar um atestado de retrocesso.

Nenhum comentário: