CARICATURAS AO VIVO EM FESTAS OU EVENTOS PARTICULARES, PROMOCIONAIS OU CORPORATIVOS

CARICATURAS AO VIVO EM FESTAS OU EVENTOS PARTICULARES, PROMOCIONAIS OU CORPORATIVOS
Procedimento: Após a contratação do serviço, o cliente deve efetuar o depósito referente a 50% (agendamento) do valor acordado pelas partes, na seguinte conta: JOAO CARLOS MATIAS DO NASCIMENTO Banco: CAIXA Agência: 3825 Local: ARMAÇÃO DOS BÚZIOS/RJ Conta: 013 00006663-5 " E ENVIAR O COMPROVANTE PARA O E-MAIL: cartunistacarioca@hotmail.com O valor restante (50%) deverá ser pago em "CASH" na apresentação/entrega do serviço. Caso seja evento de CARICATURAS AO VIVO, os 50% referente à entrega do serviço deverá ser pago "NA CHEGADA CHEGADA AO EVENTO", uma vez que, por conta de experiências anteriores, alguns clientes pagavam em cheque ou pelo fato de eu ter que esperar o final do evento para receber e os contratantes excediam o tempo limite de 04hs. PARA EVENTOS EM OUTROS MUNICÍPIOS/ESTADOS: Caberá ao contratante o pagamento referente ao deslocamento, alimentação e estadia (valores inclusos nos 50% do agendamento).

terça-feira, 10 de novembro de 2009

METODOLOGIA SORRIALENGO PARA JULGAMENTO




Alguém aí saberia me dizer quais são os critérios para que os trabalhos sejam aclamados vencedores, selecionados ou desqualificados nos salões de humor?
Ou ainda, saberiam dizer por qual motivo, alguns trabalhos que muita gente chama de "fraco" são premiados ou selecionados para os catálogos e outros magníficos são excluídos?

Participei de poucas comissões julgadoras, mas “nunca” recebi por parte dos organizadores nenhum direcionamento para a análise dos trabalhos. Quer dizer... Direcionamento técnico não... Mas "palpites" sobre quem poderiam ser os premiados, recebi vários.

Geralmente, os organizadores pedem para que os jurados escolham um determinado número de trabalhos e àquele concorrente que for escolhido pela maioria dos membros da comissão julgadora acaba sendo aclamado como vencedor. Mas com base em quê? Nas assinaturas conhecidas?
Talvez seja esse o principal motivo de tantos questionamentos sobre as premiações nos concursos.
Aí surgem alguns hipócritas e dizem: _ Choro de perdedor ( ou coisa do gênero ).
Mas não é bem assim... Basta observarmos que, "todo concurso" acontece com base em análises.
Por qual motivo nunca sabemos de que maneira nossos trabalhos são avaliados nos concursos?

Se não houver uma forma para que o julgamento aconteça, um jurado poderá aclamar um trabalho como vencedor pelo simples fato de gostar de amarelo e o concorrente ter pintado tudo em monocromia na cor amarela. Ou fazer diferente, excluir um trabalho muito bom, pelo simples fato de um concorrente ter pintado em monocromia na cor azul.

Insisto em dizer que, todos os trabalhos devem ser avaliados com base em análises técnicas.

Se a comissão julgadora for composta por juri popular, o fato de não analisar tecnicamente pode até ser aceitável. Mas quando a comissão julgadora for composta por cartunistas, as análises técnicas são imprescindíveis e necessárias.

Alguns amigos solicitaram que eu publicasse a forma como os trabalhos foram analisados no FESTMENC e este post tem a finalidade de compartilhar a metodologia com todos àqueles que tiverem interesse em utilizá-la.

Todos os trabalhos enviados ao Festmenc foram analisados e pontuados com valores de 0 a 10 em cada quesito, observando as seguintes atribuições:

_ 00 a 03 – Aproveitamento Deficiente
_ 04 a 07 – Aproveitamento Bom
_ 08 a 10 – Aproveitamento Excelente

Os valores acima foram atribuídos, levando-se em conta os seguintes quesitos para análise:

CATEGORIA CARTUM e CHARGE

_ Idéia e Contexto da Imagem
Permite à comissão julgadora, avaliar se o concorrente consegue relacionar a imagem com o tema proposto.
Permite à comissão julgadora, avaliar se o concorrente sabe diferenciar uma charge de um cartum.

_ Desenvolvimento
Permite à comissão julgadora, avaliar se a proposta apresentada pelo concorrente, explícita ou non sense, consegue atingir seu objetivo.

_ Domínio Técnico
Permite à comissão julgadora, avaliar o grau de domínio que o concorrente tem em relação à aplicação de técnicas e a utilização de materiais e ferramentas.

_ Apresentação
Permite à comissão julgadora, avaliar se o concorrente tem noções de enquadramento, espaço, harmonia ( tem cartunistas que, mesmo com uma área de trabalho de 42 cm, enviam reproduções em A4, com a imagem medindo 10 cm de altura )..
Permite à comissão julgadora tirar pontos daqueles concorrentes que não observam o sentido propostos nos regulamentos. ( vertical ou horizontal )
Permite à comissão julgadora, com base neste tópico, tirar pontos de trabalhos que não sejam inéditos.
Permite à comissão julgadora, valorizar os trabalhos originais.


CATEGORIA CARICATURA

_ Distorção e Preservação da identidade
Permite à comissão julgadora, avaliar se o concorrente consegue promover a distorção sem que o caricaturado fique irreconhecível.

_ Domínio Técnico
Permite à comissão julgadora, avaliar o grau de domínio que o concorrente tem em relação à aplicação de técnicas e a utilização de materiais e ferramentas.

_ Apresentação
Permite à comissão julgadora, avaliar se o concorrente tem noções de enquadramento, espaço, harmonia ( tem cartunistas que, mesmo com uma área de trabalho de 42 cm, enviam reproduções em A4, com a imagem medindo 10 cm de altura )..
Permite à comissão julgadora tirar pontos daqueles concorrentes que não observam o sentido propostos nos regulamentos. ( vertical ou horizontal )
Permite à comissão julgadora, com base neste tópico, tirar pontos de trabalhos que não sejam inéditos.
Permite à comissão julgadora, valorizar os trabalhos originais.

A comissão teve acesso às obras reais para as análises e em seguida atribuíam os valores referentes a cada quesito observado, nas folhas onde haviam os trabalhos reduzidos com as tabelas ao lado de cada um deles. Para a nossa surpresa,“ não houve um empate sequer ” e vale a pena observar que atribuimos 60 ( sessenta ) menções honrosas.

Como proposta de exercício, sugiro que vocês analisem os trabalhos utilizando essa metodologia e conclame outros cartunistas para que façam também. E seguida, analisem as notas e avaliem o quanto a proposta é funcional.
Podem testar.

Abraços

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